Copa Conmebol 1992

Em 1992, a Conmebol criou um torneio ao estilo da Copa da UEFA, ou seja, com os melhores classificados dos torneios nacionais que não foram para a Libertadores.

Diferentemente do principal torneio da entidade, a Copa Conmebol era caracterizada por eliminatórias simples, sem a formação de grupos na primeira fase.

Dentre os brasileiros, classificaram para o torneio o Atlético (terceiro colocado do Brasileiro de 1991), Bragantino (vice do Brasileiro de 1991), Fluminense (quarto colocado do Brasileiro de 1991) e Grêmio (vice da Copa do Brasil de 1991). Note que os então classificados para a Copa Conmebol, com exceção do Grêmio, hoje estariam classificados para a Libertadores.


A participação Alvinegra iniciou contra o Fluminense. No primeiro jogo, 2 a 1 para o time carioca. No segundo, 5 a 1 para o Galo. Na fase seguinte, foi a vez do Atlético eliminar o Atlético Júnior da Colômbia. Em Barranquilla 2 a 2 e em BH 3 a 0 para o Galo.

Nas semifinais o Atlético encarou o El Nacional do Equador, que venceu em Quito por 1 a 0. Porém o Atlético bateu o clube equatoriano por 2 a 0 na partida de volta e classificou-se para a disputa de seu primeiro título internacional oficial.

 

O adversário seria o tradicional Olimpia do Paraguai que havia disputado a final das últimas três Libertadores tendo sido campeão em 1990. A equipe de Assunção eliminou Oriente Petrolero da Bolívia, Deportivo Español da Argentina e nas semifinais Gimnasia y Esgrima também da Argentina

O primeiro jogo da final ocorreu em Belo Horizonte no dia 16 de setembro e terminou em 2 a 0 para o Atlético, gols de Negrini aos 30' do 1ºT e 13' do 2°T. 

O segundo jogo ocorreu em Assunção no dia 23 de setembro. O Atlético teve uma postura exemplar e segurou a pressão no acanhado estádio Manuel Ferreira. A defesa só veio a ser vazada aos 44 do segundo tempo. Com a derrota por 1 a 0 o Atlético sagrou-se o primeiro campeão da Copa Conmebol. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário